Trabalho de redação exclusivo, e de longo prazo, é um diferencial nas aulas do colégio Sagrado Coraç
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem se tornado o passaporte dos estudantes do último ano do ensino médio para as melhores universidades do País e, estar preparado para uma das mais importantes provas classificatórias do Brasil, é de responsabilidade do estudante, assim como, da instituição de ensino. A redação é um item de essencial importância neste exame e nos vestibulares, e tem sido o foco do colégio nos últimos anos. O progresso dos estudantes neste percurso tem se mostrado cada vez melhor.
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, implementou um projeto que compreende fomentar o interesse do estudante pela escrita, o que pode abrir-lhe as portas das principais e mais renomadas universidades do Brasil.
Com o trabalho focado no desenvolvimento do aluno, o colégio garante a evolução do estudante, através do exercício constante da escrita, durante todo o seu percurso nos ciclos estudantis, como explica a vice-diretora, do colégio Sagrado Coração de Jesus, Kátia Mendeleck.
“Nós trabalhamos com redação desde os primeiros anos do Ensino Fundamental II. Lá eles têm uma aula semanal e cria-se o primeiro contato com a dissertação, narração, a carta, a prosa, entre outros. Quando os estudantes chegam ao Ensino Médio, estão mais preparados para as provas e buscam as melhores classificações e ingresso nas Universidades. O trabalho de redação é um treino. Se exercitado, há mais facilidade na escrita. O saber escrever não é uma exigência somente para o ENEM e vestibulares, é um preparo para a vida.”, disse.
Ainda de acordo com Kátia Mendeleck, o trabalho a longo prazo demonstra claramente a evolução do estudante. “Nos primeiros anos em que as aulas são iniciadas, nos deparamos com alunos que não tinham tanta facilidade com a escrita, mas quando chegam ao Ensino Médio, já desenvolveram as habilidades necessárias para produzir excelentes textos. É um trabalho que tem surtido efeito positivo.”, finalizou.
Para a estudante, Maria Luiza Cavazotto Guilherme, do terceiro ano do Ensino Médio, que pretende cursar psicologia, os temas propostos nas aulas de redação são sempre muito atuais. “As discussões feitas em sala de aula são de assuntos que estão constantemente na mídia. Além disso, é feito um debate para nos aprofundarmos no conteúdo, com dados, alusões poéticas e históricas. Fazendo desta forma, fica muito mais fácil na hora da escrita do texto. Minha redação melhorou muito, principalmente pelo fato de escrevermos toda semana, pelo menos duas redações. Fazemos isso desde o Ensino Fundamental II. As aulas específicas de redação me ajudam, inclusive, no ajuste do tempo que eu tenho para escrever. Nada disso seria possível se não houvesse este treino no colégio”, diz a aluna.
Para reforçar a participação dos alunos em relação à redação, o colégio Sagrado Coração de Jesus promove um concurso interno de redação, desde o início do Ensino Fundamental, e premia os melhores textos. Desta forma, sem perceber e, em clima de incentivo e , de competição, os alunos buscam a qualidade exigida em uma prova com a importância do Exame Nacional do Ensino Médio.
O diferencial da “sétima aula” no Ensino Médio
Para complementar o ensino e reforçar o conhecimento dos estudantes, que se preparam para os exames vestibulares, o colégio Sagrado Coração de Jesus, implementou no início deste ano, a sétima aula, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Uma aula adicional na grade disciplinar, onde os estudantes passam por uma revisão de todo o ciclo, focando principalmente nas aulas de exatas e língua portuguesa.
Desta forma, os estudantes “refrescam a memória” do conteúdo do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio e, em conjunto com a disciplina de redação, ficam mais preparados para enfrentar um dos principais desafios na vida estudantil. O material didático Uno Internacional, adotado pelo colégio, também conta com um conteúdo específico de revisão para o vestibular, com apostilas e material online.
O retorno tem sido positivo para os alunos com a implementação desta nova aula na grade curricular, voltada exclusivamente para o vestibular. Para Maria Luiza, a sétima aula tem sido um diferencial para a prova do ENEM e para os vestibulares que se aproximam. “Facilita muito revisar todas as matérias do Ensino Médio porque é muito difícil relembrar no último ano tudo o que aprendemos na escola. Com a véspera do vestibular, algumas informações precisam ser revisadas, principalmente aqueles conteúdos que pesam mais na classificação do ENEM ou de uma faculdade conceituada”, comenta.
Além das aulas específicas de redação e uma aula adicional na grade curricular focada exclusivamente na revisão dos conteúdos para o vestibular, o colégio Sagrado Coração de Jesus, tem um trabalho voltado para a orientação profissional, desde o segundo ano do ensino médio, simulados de universidades específicas, como UNICAMP e FUVEST, e simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio.